12º Congrejufe aprova calendário de mobilização; ato em defesa da JT ocorre nesta quarta-feira (7)
Ouvir texto
Parar

Representantes do Sinjutra em votação, no 12º Congrejufe, sobre plano de lutas e mobilização
O ato em defesa da Justiça do Trabalho, nesta quarta-feira, 7 de maio, é a primeira data de mobilização do calendário de lutas aprovado no 12º Congrejufe (Congresso Nacional da Fenajufe), que ocorreu de 26 de abril a 1º de maio, em Foz do Iguaçu.
Atividades em todo o país estão sendo programadas para esta quarta. No Paraná, Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu já confirmaram a realização de atos. Em Curitiba será em frente ao Fórum Trabalhista, às 11h. O Sinjutra convoca todos os servidores e servidoras para participarem.
A iniciativa tem como objetivo defender a preservação da competência da Justiça do Trabalho. Em decisão recente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu todos os processos que tratam da “pejotização”. Dessa forma, o STF interfere nas atribuições conferidas constitucionalmente ao Judiciário Trabalhista.
Confira o calendário aprovado durante o 12º Congrejufe
7 de maio - Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho;
26 de maio - Pressão no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contra diferenciação no custeio da saúde entre magistratura e servidores (as);
28 de maio – Dia Nacional de paralisação e mobilização nos estados;
7 de junho - Reunião do CDE para avaliação da mobilização;
9 a 13 de junho - Rodada nacional de assembleias;
30 de junho a 4 de julho - Indicativo de greve nacional Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), visando a inclusão dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.