Sinjutra

Sinjutra apresenta ao presidente do TRT-PR parceria com a UFPR em projeto de saúde e bem-estar

Há 1 dia


Ouvir texto

Parar

Nesta terça-feira (23), em reunião com o presidente do TRT-PR, desembargador Arion Mazurkevic, os coordenadores do Sinjutra Miguel Szollosi e Edson Firmino apresentaram o projeto que o sindicato vem desenvolvendo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), voltado à implementação de práticas de promoção de saúde e bem-estar para as servidoras e servidores. Para a ocasião, estiveram presentes o professor Márcio Ferracioli, do Departamento de Psicologia do Trabalho, que coordena a iniciativa na universidade, e a estudante Emília Demetrov.

O eixo central do projeto é viabilizar o “Espaço de Promoção da Saúde”, que consiste em roda de diálogos e troca de experiências sobre questões que envolvem o dia a dia nas unidades e as dificuldades provenientes das dinâmicas relacionais do trabalho.

O presidente foi bastante receptivo à implementação do programa no âmbito do TRT da 9ª Região, afirmando que a medida tem total apoio da administração. Destacou a preocupação com a saúde no ambiente laboral e a importância de iniciativas que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida de servidores(as) e magistrados(as).

Na reunião, os coordenadores do Sinjutra entregaram ao desembargador Arion Mazurkevic ofício com o detalhamento do projeto, a definição dos objetivos e práticas e a indicação das unidades-piloto.

O encontro ainda serviu para que a ponte estabelecida pelo Sinjutra gerasse a possibilidade de novas parcerias entre o TRT-PR e a universidade. O presidente questionou o professor Márcio sobre a viabilidade de outras atividades, demonstrando interesse em ampliar ações conjuntas com as áreas de Psicologia Social e do Trabalho para o aprimoramento de práticas institucionais que promovam o bem-estar no ambiente de trabalho. O professor se colocou prontamente à disposição.

A coordenação do Sinjutra espera que a iniciativa que congrega sindicato, universidade e TRT-PR traga melhorias para as condições de trabalho e para o bem-estar da categoria da Justiça do Trabalho do Paraná.